Quinta-feira, 3 de Setembro de 2009

Carlos Palmeiro

A sociedade de hoje, preocupada tanto com o lazer como com o trabalho, herda do passado hábitos de usufruto dos tempos livres relacionados com a busca de maior qualidade de vida. Neste contexto de procura de condições de vida diferentes, através do lazer, destacam-se duas modalidades de turismo, um turismo de características elitistas e um turismo de carácter social. O turismo elitista diferencia socialmente, o turismo social tende a uniformizar, tornando acessível o que antes era sinal de distinção, provocando uma igualização social. Na base de ambas as modalidades de turismo encontramos um dos factores potenciadores da actividade turística, o património.
Relacionado intrinsecamente com o património, e com a sua recuperação e valorização, encontramos o poder local. O património e o encanto que ele produz inserem-se na tendência muito actual que consiste no interesse sentido pelas pessoas pelo seu passado, pela história e pela tradição. O património, enquanto elemento, é importante na promoção dos territórios, atraindo visitantes e gerando receitas para as comunidades locais. O turismo quando procura explorar de forma sustentável os recursos endógenos, torna-se, de imediato, um importante agente de desenvolvimento ao serviço dos que “conduzem” o destino dos territórios. Compete assim aos poderes públicos promover e reabilitar o património enquanto espaço de turismo. O turismo, neste contexto, desempenha uma função relevante como manifestação cultural que procura a concretização do desejo de evasão e de atenuação dos constrangimentos da vida quotidiana, ainda que de forma transitória e efémera.
O turismo social procura proporcionar um encontro com o universo cultural, sendo esse também um dos desejos que as autarquias procuram concretizar junto das suas populações. Diverso deve ser o papel das autarquias no desenvolvimento do turismo social. O poder local é um importante agente dinamizador das actividades turísticas, não pode no entanto confundir-se o seu papel com os dos demais operadores, nomeadamente aqueles cujos fins são lucrativos. O poder local deve compreender a função de evasão que possui o turismo devendo representar um papel importante na sua promoção. Uma outra preocupação a que o poder local deve procurar dar resposta, no que diz respeito ao turismo social, deve consistir em tornar acessível às suas populações residentes o património próprio. Este objectivo poderá realizar-se através de visitas culturais diversas. Os poderes locais devem contribuir para que o turismo seja, cada vez mais, uma prática democrática.
O turismo pelas autarquias promovido não pode contentar-se com a mera encenação externa, tem que promover a autenticidade dos ambientes turísticos.
O turismo social serve a democracia e a cidadania, alargando os direitos culturais. O exercício de tais direitos educa para a aceitação da diferença e para o encontro com o universal. A mobilidade das pessoas coloca-as em contacto com outras expressões culturais e outros modos de vida, dando à cidadania uma dimensão mais aberta.
O turismo desempenha assim diversas funções, promove a fuga ao quotidiano, possibilita a busca do diferente, proporciona o encontro com outros ambientes, estilos de vida e universos culturais, a sua prática, accionada pelos poderes locais, serve o desenvolvimento da sociedade, alargando o espaço da cidadania. Há, pois, que inserir o turismo social no direito à cultura. O turismo não pode ser visto apenas do ponto de vista económico.
O Turismo Social encontra uma das suas principais justificações no direito à cultura, como exigência de cidadania nas sociedades democráticas. Todas as camadas sociais têm direito a um nível de existência e uma qualidade de vida compatíveis com a sua dignidade de seres humanos. Quaisquer que sejam as camadas sociais em causa o turismo deverá ser posto ao serviço de uma pedagogia para a cidadania, detonador de outros dinamismos e de outros movimentos.

 

Artigo de opinião publicado na edição de Maio de 2009 do O Jornal de Coruche

 


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